Em apuros

Resgate de gato na janela do quarto andar de prédio para o trânsito do centro de Santa Maria

Resgate de gato na janela do quarto andar de prédio para o trânsito do centro de Santa Maria

Foto: Thayran Dutra da Rosa (Divulgação)

Na tarde desta sexta-feira (30) foi impossível as pessoas não olharem para o alto enquanto transitavam na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria. O motivo de tanta atenção – e apreensão – foi a presença de um gato que estava preso na janela de um apartamento do quarto andar de um prédio na esquina com a Rua Venâncio Aires.


Segundo relatos de vizinhos, o felino já estava há mais de 24 horas naquela situação. O gerente de uma loja da região, Thayran Dutra da Rosa, 30 anos, afirma que acompanha a situação desde a manhã desta sexta. Logo que chegou para trabalhar, o comerciante testemunhou duas mulheres tentando resgatar o animal pela janela:


— Ele se assustou com elas e correu de uma ponta a outra da janela. Foi aí que eu comecei a entrar em contato com os bombeiros pedindo para eles virem até o local — conta.


Ao ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, o gerente foi informado de que na quinta-feira uma equipe já havia ido até o local e não conseguiu resgatar o animal.


Nesta tarde, às 16h, uma outra equipe retornou ao local para, novamente, tentar resgatar o gato. Com dificuldades em acessar as janelas do prédio pelo interior dos apartamentos, já que a maioria dos moradores não estavam em casa, os bombeiros fizeram um rapel pelo lado de fora, através do terraço do edifício. 


Segundo a sargento Tatiéli, o resgate se deu por duas etapas, já que, diante da presença de mais de trinta pessoas que acompanhavam o resgate, o animal se assustou e atacou os bombeiros, conseguindo se esquivar.

 

— Para não possibilitar a fuga do gato, a gente desceu em duas linhas e assim fazer com que o gato não fugisse. Os soldados tentaram pegar o gato com o enforcador, mas como os populares estavam fazendo bastante barulho, ele acabou se assustando. Eles conseguiram acessar o gato com a mão e desceram com ele. Quando estavam chegando na marquise, novamente o gato se assustou, acabou mordendo e arranhando os soldados, e pulou, ficando solto na marquise — explica a sargento.

Bombeiros feridos após o resgate

Já na segunda etapa, três bombeiros subiram na marquise de uma loja através da escada e conseguiram resgatar o gato. 


Um gato de parar a cidade

O gato que parou o centro da cidade se chama Negão e tem cerca de 7 meses. Adotado há duas semanas, o felino foi resgatado da rua. Segundo a tutora, que não quis se identificar, ele não se adaptou com o apartamento. 

Protetora dos animais confere a situação do gato após o resgate

Negão teria escapado pela janela do apartamento que teria sido aberta por uma outra gata. Após o fato de hoje, o gato será adotado por conhecidos da tutora em São Martinho da Serra.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Primeira ação da Campanha Santa Maria Sem Fome ocorre neste sábado no Mercado Beltrame Anterior

Primeira ação da Campanha Santa Maria Sem Fome ocorre neste sábado no Mercado Beltrame

Conheça a rotina de Ivorá, cidade com a menor população da Região Central do Estado Próximo

Conheça a rotina de Ivorá, cidade com a menor população da Região Central do Estado

Geral